terça-feira, 26 de junho de 2012

PENAS QUEBRADAS

Seguem abaixo ilustrações para melhor entendimento :


(imagens fornecidas por Eliana dos Santos Bertolazzi - RJ)


ARRANCANDO PENAS : As causas são diversas :

    -  de ordem física/orgânica :
dieta alimentar
piolhos/ácaros (parasitas) de pena
endoparasitas (giardíase), diagnosticado em exame de fezes
alergia a produtos diversos (químicos, de limpeza, etc), fumaça de cigarro, alimento, etc .

    -  de ordem comportamental :
estresse devido ao espaço que a ave está alojada
briga entre machos
macho querendo acasalar com a fêmea
quando a ave arranca suas próprias penas : estresse por solidão (vive sem companhia, perda de parceiro, falta de atenção de seu dono), proporcione à sua ave brinquedos, outra ave para companhia
fase de muda de penas.

REGURGITAÇÃO

Existe diferença entre vômito e regurgitação. A regurgitação é a devolução do alimento não digerido.

As aves costumam regurgitar alimento nas seguintes situações :
a)  Para seu parceiro, como prova de afetividade e na época de reprodução.
b)  Decorrente de patologias no papo (candidiase, vermes, etc.)
c)  Alimentação ingerida, nesse caso, desconfie da mistura de sementes oferecida, e efetue a troca por uma nova, retirando o girassol;  desconfie da ração extrusada e suspenda momentaneamente; ofereça Hidrovit ou produto similar para dar hidratação à ave.
Muitas vezes a ave  põe para fora o alimento, fica um pouco amuada mas logo volta a ficar ativa, etc., e isso é um bom sinal, mas se sua ave estiver ofegante, ingerindo muita água, é sinal que a intoxicação foi mais grave, e aí precisaria a ave ser medicada, o melhor é levar a ave a um veterinário urgentemente (dica, o Merceptron é muito bom para intoxicações em situações que o fígado não foi atingido).


MACHUCADO NAS ASAS

Quando há penas em crescimento na asa e a ave se machuca batendo-as contra a grade da gaiola, na parede, ou numa queda, os canhões acabam se quebrando e sangram.  As penas em crescimento recebem aporte sanguíneo, e o canhão que é através dele que a pena nasce, fica cheio de sangue, daí a razão do sangramento nesses acidentes.

Se a calopsita ficou muito estressada a situação, e o sangramento é pouco, evite pegá-la. Deixe-a descansar, e após um ou dois dias, volte a verificar o machucado.

Quando o sangramento é intenso (demora a estancar), temos de pegar a ave na mão e, bem delicadamente (podendo envolvê-la numa toalha), abrir a asa comprometida, e tentar arrancar o canhão quebrado (com uma pinça é mais fácil), pois dessa forma o sangramento pára mais rapidamente.  Outra alternativa aplicar na região um estanca-sangue (se não tiver na hora, não tem problema) e pressionar com um algodão seco ou gase durante uns 10 minutos.  Depois desse tempo, tire o algodão devagar e veja se parou de sangrar.  Caso não tenha parado, faça mais compressa com o mesmo algodão, dessa vez apertano mais forte.

Somente limpe a região no dia seguinte, mais de 24 horas depois de o sangramento ter parado, com água morna.

É normal a ave ficar tristonha até se recuperar do susto.  Se a calopsita ficou muito estressada e o sangramento é pouco, evite pegá-la. Deixe-a descansar, e após um ou dois dias, volte a verificar o machucado.

Indicamos ter em casa pó antisséptico AH, da empresa Limpinho, utilizado por veterinários para estancar sangramento quando se corta unhas de cães e gatos.


MACHUCADOS NA PELE

Para estancar sangue decorrente de machucados em outras partes do corpo, faça uma compressa com algodão seco por 10 minutos, isso diminui a circulação da região facilitando a formação de coágulo.  Faça limpeza apenas com água, podendo ser usado o Merthiolate (dependendo do tamanho do corte), que não arde e é bom para feridas, pois não atrapalha a cicatrização.
Nada de passar pó de café, porque em contato com algum nervo lesionará o mesmo irremediavelmente.