domingo, 29 de julho de 2012

A Lipidose hepática, também conhecida como esteatose hepática, fígado gorduroso ou degeneração gordurosa é muito comum nos psitasídeos cativos, especialmente papagaios do gênero Amazona.

A Lipidose hepática, também conhecida como esteatose hepática, fígado gorduroso ou degeneração gordurosa é muito comum nos psitasídeos cativos, especialmente papagaios do gênero Amazona. Esta doença tem sido descrita em outras aves ornamentais e suas causa são inúmeras, dentre elas, podemos citar: desnutrição, anemia crônica, obesidade, toxinas provenientes de bactérias ou de agentes  químicos inalados ou ingeridos. Particularmente nos psitasídeos a doença está geralmente relacionada a obesidade e consequentemente a fatores nutricionais e metabólicos.

A obesidade ocorre quando a energia consumida excede a energia dependida por um longo período, sendo um problema nutricional muito comum nas aves cativas.

Na maioria dos casos, resulta do excesso de alimentos calóricos ( como as sementes oleosas) e pela pouca atividade física. Além da infiltração gordurosa no fígado, pode ocorrer secundariamente infertilidade, doença no sistema reprodutivo, anormalidades do sistema músculo-esquelético (artrite, pododermatite plantar), ruptura do ligamento cruzado, hipertensão e disfunção cardiovascular, aterosclerose, pancreatite necrótica aguda, diabetes mellitus, lipomas, disfunção da tireóide, má absorção gastrintestinal e deficiências nutricionais, especialmente de vitaminas lipossolúveis e cálcio.

Os sinais clínicos são anorexia, regurgitação (vômito) ,depressão e diarréia, mas frequentemente permanecem subclínicos até o óbito.
Portanto os criadores devem estar sempre atentos ao tipo de alimento que é oferecido as suas aves, pois, além da obesidade , muitas vezes  seus reprodutores não alcançam o número de filhotes esperado ou não há fertilidade entre os casas em conseqüência deste problema tão freqüente e tão pouco diagnosticado.
Orientamos a todos que, como trata-se de uma doença metabólica e com diagnóstico baseado principalmente em lesões necroscópicas, pedimos que todas as aves que vem à óbito nas criações sejam examinadas por um profissional veterinário, para que as devidas avaliações e orientações sejam prescritas.
Até a próxima!