domingo, 15 de julho de 2012

A calopsita mansa não bica com força, pois o criador interage com ela desde nova, acostumando-a com o contato pessoa x calopsita. Dando carinho e muito amor ensinado a ter confiança em seu dono.
A calopsita adestrada é aquela que da o pé, assobia musicas ensinadas (hinos, cantigas...), atende quando você chama.
A calopsita arisca é aquela que bica com força, chegando a machucar (podendo sangrar), para se proteger, pois não foi acostumada com o contato do criador foi criada pelos pais (calopsita), não aceitando contato com humanos.
Um ponto muito importante a ser destacado é quando se perde uma calopsita e se deseja colocar outra no lugar o primordial é ter em mente que a nova integrante da casa provavelmente não vai ser e nem vai fazer tudo que a anterior fazia, porem fará muitas outras coisas que você não esta acostumada, é uma fase de readaptação.
Cada calopsita tem seu temperamento, o seu jeito de interagir nenhuma é igual a outra ou seja, uma adora carinho a outra não, uma aceita ficar na mão sem problemas a outra prefere ficar solta mais a vontade e livre, mais isso não significa que uma seja mansa e a outra não, só quer dizer que cada uma tem o seu jeito, que deve ser respeitado, como qualquer ser humano.
Nos primeiros dias em sua nova casa é normal a ave estranhar, com o novo ambiente e os novos donos. Muitas vezes ficam sem se alimentar nos dois primeiros dias, mas depois voltam a se alimentar normalmente. È uma fase de adaptação, tanto para a ave quanto para o novo dono, que muitas vezes ficam sem saber o que fazer, o ideal é ganhar a confiança da ave e isso as vezes requer carinho, paciência e tempo. Muitas vezes nem é preciso esse tempo de adaptação que pode durar mais ou menos uns 15 dias, tem ave que no primeiro dia esta muito a vontade  não estranhando nada e tendo contato normal com seu novo dono.
Muitas pessoas chegam a pensar que como ave assim que chega em sua nova casa e não interage com ninguém e não quer contato, acham que são ariscas, cada calopsita é diferente tanto no comportamento quanto na personalidade cada uma tem o seu jeito e seu querer vamos respeitar esse ser vivo, como queremos ser respeitados pelos outros seres humanos.