domingo, 29 de julho de 2012

Nesse artigo você confere como o jiló tem se tornado uma grande polêmica no meio dos criadores.

Olá pessoal, hoje vou falar sobre o jiló, esse pequeno legume que tem dado o que falar entre os criadores.

Vejamos um breve histórico sobre a origem do jiló.

O jiló (Solanum gilo Raddi) tem sua provável origem no continente africano, sendo muito cultivado no Brasil. Geralmente considerado como um legume, o jiló é na realidade o fruto de uma planta da família das solanáceas, tal como a berinjela. O Jiló é rico em Vitamina A, B, C, Cálcio, Fósforo, Ferro além de ser uma razoável fonte de carboidratos e proteínas.

Veja alguns tipos de jiló:
Para fazermos uma boa análise sobre o assunto, perguntei a vários criadores sobre o jiló, e muitos me informaram que não oferecem o jiló a seus pássaros. Porém outros informaram que ofereciam periodicamente o jiló, ou seja 50% dos criadores que perguntei oferecem jiló e outros 50% não oferecem. Mas a pergunta que não quer calar é.

Podemos oferecer o jiló aos pássaros sem qualquer restrição?

Vejamos os seguintes aspectos.

Como vimos o jiló é rico em vitaminas A, B, C, Ferro, Cálcio, Fósforo contém quantidades razoáveis de carboidratos e proteínas. Porém temos que nos atentar ao detalhe do cultivo do produto. Muitos dos agricultores que cultivam esse legume utilizam fertilizantes e inseticidas muitas vezes em alta quantidade, para proteger o produto de pragas e assim aumentar a resistência do produto.

Existem agricultores que cultivam o jiló de forma orgânica ou natural, sem uso de inseticidas ou fertilizante, obtendo um produto totalmente natural. Porém a produção desse tipo de jiló é certamente menor e mais difícil de se encontrar no mercado.

O criador deve analisar a procedência do produto; saber a procedência é a chave para saber se é bom ou não oferecer o jiló a seu pássaro.

Os criadores que não oferecem jiló a seus pássaros, afirmam que as aves gostam muito do jiló, porém acabam deixando de comer as rações e sementes necessárias e com maior teor de vitaminas e proteínas, para se fartarem das poucas vitaminas contidas no jiló, sendo assim deixando de comer o que proporciona maior saúde. Outro fato interessante que os criadores dizem, é que o pássaro fica de maneira viciado no jiló, não querendo assim comer outros tipos de alimentos.

Os criadores que oferecem o jiló a seus pássaros, afirmam não ter nenhum problema com suas aves, oferecem o jiló periodicamente sem nenhuma restrição, e afirmam que seus pássaros estão saudáveis e sem nenhum problema de saúde.

Se 50% dos criadores dizem que o jiló não é bom e outros 50% dizem que é bom, em quem acreditar?

A resposta é simples, temos que avaliar as seguintes características:

• Procedência do produto
• Freqüência e quantidade oferecidas
• Estado físico do produto

A procedência do produto: Verifique sempre a procedência do jiló, verifique se o jiló foi cultivado com algum tipo de inseticida ou fertilizante nocivo à saúde, lembre-se que o pássaro é uma ave de pequeno porte, sendo assim se o produto possuir a presença desse tipo de defensivo, mesmo oferecido em pouca quantidade pode fazer mal, levando até ao óbito do pássaro.

A Freqüência e a quantidade oferecidas: Saber dosar a quantidade oferecida é a chave para não ocasionar problemas de saúde ao pássaro, nunca oferecer o jiló diariamente, pois a ave pode ficar viciada e assim deixar de comer outros alimentos importantes para a saúde dela. A freqüência deve ser a mínima possível 1 ou 2 vezes por semana e em quantidades pequenas, limitadas a meio jiló ou seja 1 jiló por semana para cada pássaro.

Estado físico do produto: Verifique sempre se o jiló esta com bom aspecto físico, sempre dê preferência ao jiló orgânico, aquele que não contém defensivos agrícolas, porém deve-se prestar atenção na coloração, tamanho e na consistência do legume, oferecer sempre um jiló bem verde, de tamanho médio e de consistência bem firme, jiló murcho não é bom sinal, podendo fazer mal ao pássaro.

Como vimos as dicas são bem fáceis de seguir, porém cada criador utiliza uma maneira de oferecer o jiló, isso é algo que não podemos influenciar, o que quero alertar com esse artigo, é que muitos criadores oferecem em excesso, trazendo assim maus hábitos as aves. Deixar de dar esse legume não levará o pássaro a ter nenhuma carência de vitaminas e proteínas, pois elas são encontradas em outros alimentos que oferecemos sempre a eles.

Espero que esse artigo ajude você a melhorar a qualidade de vida de seus pássaros.

Espero que tenham gostado e até a próxima!