segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Formando Casais

Apesar de termos toda atenção e carinho na escolha dos pares que queremos formar, vale lembrar que alguns detalhes são importantes na hora da sua escolha do casal: escolha o mesmo pensando nos filhotes que deseja obter e nas características que deseja, por exemplo, se deseja um filhote albino ou arlequim cara amarela pérola, isso tudo deve ser previamente analisado (veja nosso tópico sobre Espécies); lembre-se que o ideal é uni-los desde novinhos, para estimular a afinidade entre eles. Pois em uma criação, em viveiro, por exemplo, a ave pode decidir por outro par... Pois no assunto Reprodução, A decisão final é sempre da própria ave.

A Calopsita é uma ave monogâmica, ou seja, após unir-se e acasalar, não deve ser separada do seu par, podendo, caso isso ocorra, ficar deprimida e até adoecer.
Iniciando a integração entre o casal, não se espante! Pois o macho sempre vai "dominar" o território; caso o macho impeça a fêmea de ficar no poleiro mais alto, ou de comer no mesmo comedouro que ele, não se choque, ou brigue com ele, faz parte do domínio do macho e do ritual de acasalamento. Porém, acompanhe de perto esse processo, pois esse "domínio", não inclui agressão entre eles. O casal nunca se machuca!

Passado essa época de "iniciação" e "marcação" de território, o casal fica muito carinhoso com a fêmea, e aí é que começa o processo mais interessante! É sempre admirável acompanhar... O macho passa a cantar para a fêmea, abrindo a asa, se abaixando e levantando para ela, fazendo a "dança" de apresentação para ela. Como a fêmea se sente "perturbada", muitas vezes vai correr dele, mas é absolutamente normal.

Lembre-se que mesmo que o casal já esteja totalmente integrado, é importante não dispor ninho antes dos 12 meses deles; isso pode acarretar diversas situações e uma delas é a morte da fêmea por retenção de ovos, caso não seja socorrida a tempo. Falaremos mais abertamente sobre isso em Problemas Reprodutivos.

Procure sempre adquirir aves saudáveis, em criadouros idôneos, que realizem exames de sanidade, como no Parque das Calopsitas. Conheça a criação, o ambiente. Pois uma ave não saudável, pode não resistir a uma postura ou os próprios filhotes podem morrer ao sair dos ovos.