VENHA NOS VIZITAR NO FACE

Esperamos por voce!!!.

SEJAM BEM VINDOS

NOS SIGA.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

POLAINAS DE CASCA NOS PÉS E NAS PERNAS

POLAINAS DE CASCA NOS PÉS E NAS PERNAS
Aparecem sob a forma de cascas, parecendo uma bota ou cobertura, que cobre os dedos e toda a canela das aves, dificultando a articulação, e pode levar à atrofia e à paralisia dos movimentos do pé.
É provocada por ataque de ácaros e pela falta de higiene e de banho. Quando é muito grave, chega a forçar e prender a movimentação do anilho, que terá que ser retirado imediatamente para evitar-se a gangrana.
Como profilaxia deve-se manter a gaiola o mais limpa possível, notadamente os poleiros, e propiciar condições para que a ave tome banho todos os dias.
Na terapia, uma única vez, usar-se como tratamento tópico o seguinte procedimento: colocar o pássaro no contentor e banhar em água morna os pés e as canelas, para amolecer as cascas. Após isso, passar pomada que contenha bastante óleo e friccionar levemente com os dedos as áreas atingidas, até que o material da polaina se desprenda. Tomar todo o cuidado para não forçar e na pressa arrancar a pele. Em seguida cortar as unhas, se necessário, e passar pomada desinfetante, antibiótica, fungicida e inseticida.
É importante também que se pulverize periodicamente a ave doente com solução de algum inseticida/fungicida direcionando o jato para os pés.

Chamamos de Pevide à crosta que se forma na extremidade da língua de alguns pássaros, reflexo de uma inflamação que está associada a hipovitaminose.

PERDA DE VOZ - ROUQUIDÃO

PERDA DE VOZ - ROUQUIDÃO
As aves têm um órgão fonador chamado siringe, que é encontrada na bifurcação da traquéia em brônquios primários. Quando a ave tem rouquidão é porque alguma coisa nasce nesse local, impedindo-a de liberar o som com todas as variações. Pode ser uma inflamação por ácaros, por viroses, por bactérias e mycoplasma etc.
Doença ocasionada por vairos motivos, entre eles pela conseqüência de um resfriado forte por exposição da ave a corrente de vento ou comida gelada, alem de fungos suspensos e ambientes muito úmidos e por exposição a ar condicionado.
Os sintomas são: voz fanhosa, perda total da voz, respiração ofegante, chiado na respiração, um intermitente abre-fecha do bico e intensa dificuldade para respirar.
O diagnóstico é a simples observação do canto da ave e notar a evidente diferença para a voz normal.
A profilaxia é não expor o pássaro à corrente de vento, não sair com a ave nos dias em que estiver ventando muito, não permitir que cantem de forma exagerada, notadamente após os torneios, bem como fechar devidamente os vidros do automóvel nas viagens para passeios.
Alem disso, não colocar as gaiolas das aves em contato com paredes úmidas e mofadas, principalmente em banheiros, cozinhas e finalmente nunca manter aves debaixo de ar condicionado.
Como terapia, dependendo da causa, usam-se os remédios homeopáticos Alium-sativa, própolis, antibióticos e quimioterápicos,vitaminas etc.
Quando a doença estiver associada à dificuldade para respirar, ministrar antibiótico à base de cloranfenicol, eritromicina, norfloxacina e tilosina, que seria o tratamento para à base de cloranfenicol, eritromicina, norfloxacina e tilosina, que seria o tratamento para a DRC (doença respiratória crônica), mycoplasmose (melhor tratamento é a tilosina). É importante que se façam nebulizações diárias utilizando 4 ml de soro fisiológico e 4 ml de antibiótico à base de tilosina.
Para o ataque de ácaros, as soluções são inseticidas com piretrina e o medicamento ivermectin. Para o ataque de fungos, ministrar fungicida na água por até 15 dias.
Se for um macho muito cantador, é fundamental ainda que se obrigue a ave a parar de cantar colocando-se duas fêmeas frias uma de cada lado da gaiola a uma distância de dez centímetros. A verdade é que, infelizmente, quase sempre não se consegue a cura completa. A voz é prejudicada e a ave fica meio fanhosa para o resto da vida.

Blue Throated Bee-Eater

Esses passarinhos caracterizam-se por sua plumagem ricamente colorida, corpo delgado e penas alongadas na cauda.

São encontrados em Hong Kong, Taiwan, China e outros países do sudeste da Ásia.

Martim Pescador

Existem cerca de 90 espécies de martim-pescador, quase todas muito coloridas.O grupo está presente em todos os continentes, exceto nas regiões polares e na maioria das ilhas oceânicas.

Diferente da maioria de outras espécies de pássaro, machos e fêmeas não apresentam grandes diferenças na coloração.
Sistema locomotor

Tumores (osteossarcomas), deficiência de cálcio, lesões nas patas (devido a poleiros inadequados ou piso degaiolas muito ásperos). Forma-se um calo, que infecciona e dói. Tratamento local e demorado.

Amansamento e Bicadas

Amansamento e Bicadas

Antes de tudo, as calopsitas bicam. É a forma que elas têm de conhecer e experimentar tudo ao seu alcance.Muitas vezes bica e utiliza a língua junto, para sentir o gosto. Outras vezes bicam levemente erepetidamente, em um ato de carinho. E, geralmente, antes de uma bicada mais forte, ela grita e avisa!Calopsitas mansas raramente bicam com força e, no manuseio de calopsitas bravas, pode ser necessária umaluva, apesar do que não é das piores bicadas...Se desde filhotes são alimentadas e manuseadas, se acostumam e ficam dóceis, chegando a pedir “cafuné”.Entretanto, quando se adquire uma mansa, pode levar algum tempo até ela se acostumar com o novo dono eo novo ambiente.Com paciência, presença constante e falando com ela, aos poucos ela vai se acostumando, mesmoreclamando, que se pegue nela.Uma técnica muito comum é sempre deixar o poleiro em nível mais baixo, de forma que se aproxime paramanusear vindo de cima.Com uma calopsita brava, após ela se acostumar ao dono sempre dando comida, é possível atraí-la para vircomer do lado de fora. Nessa hora, com a gaiola no chão, aproxime a mão por sobre ela, lentamente, até omomento em que ela se entregar. Pronto. A partir daí a interação só irá aumentar.Não há uma regra que sempre funcione para o amansamento. O relacionamento entre o dono e a ave é muitosutil, mas definitivamente ela é assustadiça: evite berros, movimentos bruscos e demonstre sempre carinho.Boa sorte.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Determinação do Sexo

A maioria das Aves de Companhia, nomeadamente os Psitacídeos, não apresenta dimorfismo sexual, ou seja,o macho e a fêmea apresentam as mesmas características físicas e não nos é possível diferenciá-los.As diferenças nas cores e padrões podem ajudar, mas nunca darão 100% de certeza. Outro meio é o exame doosso íleo, perto da cloaca. As fêmeas possuem um espaço maior entre eles para que possam colocar os ovos.Um dos meios para determinar o sexo destes animais é a análise do DNA através de uma técnica molecular,denominada PCR (polimerase chain reaction).O DNA encontra-se no núcleo das células e contém a informação genética e mapa cromossómico de cadaespécie. No caso das aves os machos apresentam dois cromossomos sexuais iguais entre si, o que significa quesão homozigóticos (ZZ) e as fêmeas são heterozigóticas (ZW).Esta prova molecular requer uma quantidade mínima de ADN para avaliação, que pode ser obtido através deuma pequena amostra de sangue (o que a torna válida mesmo para pequenas espécies). É uma prova nãoinvasiva e pouco traumática, não implica anestesia, pode ser realizada desde os primeiros dias de vida e semriscos para a ave. É simples e rápida, com uma confiabilidade de cerca de 100%.

Grão rico em proteína

5% de sementes de girassol;

(Grão rico em proteína, extrato etéreo, minerais e vitamina.
E seu principal uso é nas misturas de periquitos, calopsitas e papagaios. (Uso medicinal:
antigripal, expectorante, diurético, febres intermitentes, afecções estomacais, contusões,
escoriações, úlceras, feridas, febres (malária), afecções pulmonares, afecções de garganta,
tônico estimulante, debilidade orgânica geral, dores de cabeça, inapetência.) milho verde seco em dias alternados; niger: Grão rico em extrato etéreo (óleos) e proteínas. Devido a sua excelente
palatabilidade, este grão é muito apreciado por diferentes tipos de pássaros. Seu uso
principal é nas misturas de grãos para canários, pássaros exóticos, pássaros silvestres,
periquitas e calopsitas; ração para cães 2 vezes por semana;
-linhaça: Grão da planta do linho. É rico em proteínas e extrato etéreo, principalmente do
grupo Omega 3, essencial para uma excelente plumagem. Possui propriedades terapêuticas,
melhorando o trânsito do bolo alimentar no tubo digestivo e contribuindo para uma melhor
digestão. Seus uso principal é nas misturas de grãos para canários, pássaros exóticos, e
silvestres e periquitos. frutos (maçã, pêra, banana, menos abacate) 2 vezes por semana;
- pão duro, seco e em pedaços de preferência o integral à vontade, torradas; barrinha de cereais para calopsitas
- legumes e verduras: brócolis, dente de leão, rúcula, couve, folha de beterraba, radice,
espinafre, almeirão, chicória, pesto ou manjericão, vinagre (as folhas vermelhas), folhas da
beterraba, folha de batata doce, chuchu cru, jiló, cenoura, abóbora, guaco, hortelã,
hortaliças e chás verdes (ao natural) e etc. Nunca dê alface, tomate ou berinjela;
-PIMENTA (Capsicum sp) Família: Solanaceae bem lavados (2 a 3 vezes por semana). semente de abóbora é vermífuga e elas adoram. Semente de melão também. É só lavar e
secar que elas devoram. As sementes de maça são tóxicas. farinhada;
- Ração extrusada deve ser fornecida em potinho separado das sementes, mas sempre oferecendo sementes e ração extrusada nunca uma só.
- grão de bico, colocado de molho na água por duas horas;
- metades de tijolos velhos de barro, fervidos na água com uma colher de sopa cheia de
sal, deixa-se nas gaiolas para eles roerem.
Atenção: A alimentação dos filhotes é exatamente a mesma dos adultos, acrescida de milho
verde diariamente e o mais importante de tudo; você deverá sempre estar atento para que
as fezes da Calopsita não entrem em contato com as comida, pois podem transmitir
doenças. No caso dos pássaros, as mais comuns são as verminoses, as infecções bacterianas
e a coccidiose (protozoário causador de diarréia e morte). Se um pássaro com doença
transmissível ingerir as próprias fezes, fica reinfestado e a doença reinicia o ciclo,
enfraquecendo-o mais. Para evitar fezes na comida, o comedouro nunca deve ser posto
abaixo dos poleiros (frutas podem ser penduradas acima do poleiro mais alto). Para o
pássaro não derrubar comida enquanto come (por exemplo, não deixar cair grãos ao
selecionar os maiores), não encha demais o comedouro, retire restos como cascas sem
sementes, que formam volume desnecessário, ou use comedouro com tampa vazada (só passa
a cabeça). A bandeja com fezes deve ficar distante do piso de grade, para a ave não
alcançá-la. COMIDAS TÓXICAS
O Abacate é totalmente proibido, pois poderá matar sua Calopsita rapidamente.
Bebidas alcoólicas: apesar de óbvio, nunca é demais lembrar: nunca dê bebidas alcoólicas a
seu pássaro, são totalmente proibidas. Além de ser cruel e nada divertido embebedar uma
ave, o fígado delas não consegue metabolizar o álcool, podendo causar lesões cerebrais e
morte.
Mesmo a inalação de etanol deve ser evitada, pois causa intoxicação.
Chocolate: proibido totalmente. O consumo de pequenas quantidades pode causar
hiperatividade, vômitos, diarréia, batidas cardíacas irregulares, ataques e morte.
Cafeína: aqui se incluem bebidas cafeinadas, como café e chá. Os sintomas são o mesmo de
chocolate.
Gordura: o excesso de gordura poderá causar doenças hepáticas, obesidade, diarréia,
problemas nas penas, além de afetar a absorção de nutrientes.
Sal: As Calopsitas não conseguem excretar sal como nós. Por isso, o consumo de sal causa
excesso de urina e consumo de água, depressão, hiperatividade, tremores e até morte.
Outros alimentos que devem ser evitados: folhas de batata, tomate e feijão, semente e
caroço em geral (principalmente os de maçã, damasco, cereja, pêra, ameixa, pêssego e
abacate).
OSSO DE SIBA E PEDRA DE CÁLCIO
A matéria prima para a fabricação do osso de siba é a sépia, um molusco da família da lula,
que possui uma concha interna. Essa concha é rica em minerais, principalmente o cálcio,
podendo ser fornecida, assim como a pedra de cálcio, durante todo o ano, principalmente
nas épocas de postura e muda das penas. O osso de siba e a pedra de cálcio podem ser
presos à grade da gaiola à disposição da ave. O osso de siba esfarela com facilidade, por
isso, sugerimos colocar um pote logo abaixo do osso de siba, para que os farelos possam ser
aproveitados pela ave.

domingo, 5 de agosto de 2012

Sistema Reprodutor

Os órgãos reprodutivos das aves domésticas possuem vários aspectos característicos. Ascaracterísticas mais marcantes do trato reprodutivo da ave macho são a localização, formae tamanho dos testículos e ausência de pênis. Já nas fêmeas, os órgãos genitais estãoconstituídos pelo ovário esquerdo, o direito sofre atrofia, e pelo oviduto, estando o úteroe a vagina incluídos. A cloaca participa como órgão de cópula e excretor. Outro importanteaspecto da reprodução das aves o fato dessa caracterizar-se pela ovovivipariedade. Nessamodalidade reprodutiva, a prole descendente abandona o corpo materno após um períodomuito curto de desenvolvimento embrionário e submete a maior porção de seudesenvolvimento fora do corpo. Para satisfazer às necessidades impostas pelaovovivipariedade, a ave faz a maioria de seu trabalho reprodutivo antes da postura do ovo,porque ela fornece todos os nutrientes necessários para criar e sustentar o crescimento embrionário e fetal. Para isso, o ovo contém nutrientes na gema e na albumina, água eenvolto por membranas e uma casca protetora.




O oviduto pode ser subdividido em cinco regiões funcionais a partir do final do ovário:infundíbulo, magno, istmo, útero ou glândula da casca e vagina.


1. Infundibulo2.Ovario3.Ovócito4.Magno5.Istimo6.Utero7.Vagina8.Cloaca9.Proctodeo10.Urodeo11.Abertura do Trato12.Abertura do ureter13.Reto
14.Coprodeo15.Reto16.Ceco17.Duodeno18.Pancreas19.Ileo20.Ventriculo21.Proventriculo22.Esofago


Tem sido mostrado que o infundíbulo engloba o folículo antes da ovulação e toma formaarredondada quando o óvulo é liberado. Assim o conceito de um ovo que “cai” do ovário nãoé necessariamente exato. Quando um óvulo vai ser transformado em um ovo fértil, afertilização ocorrerá no infundíbulo, e uma vez que tem inicio a estratificação das camadasde albumina sobre a gema, a fertilização torna-se impossível.O trato genital masculino das aves é formado pelos testículos, túbulos seminíferos(epidídimo e ducto deferente) e aparelho copulatório. As gônadas dos machos, testículos,têm como função principal produzir espermatozóides, além de produzir hormônio que dãocaracterísticas do sexo masculino. Cada canal deferente penetra em uma papila a qualejeta o sêmen para dentro da cloaca.
Aparelho Copulatório - As aves apresentam um aparelho copulatório localizado naextremidade caudal da cloaca que se encontra escondido por uma prega ventral no ânus emanimais fora da excitação. O aparelho copulatório consiste de:1 par de papilas do ductos deferentes1 par de corpos vasculares1 par de pregas linfáticas1 corpo fálico dividido em uma porção mediana (1 a 3mm no galo e em torno de 5cm nopato) e duas laterais (Direita e Esquerda).O macho não tem pênis, mas sim um falo erétil. Esse é pequeno e não funciona como órgãopenetrante, sendo o sêmen transferido para a fêmea pelo contato rápido do falorudimentar com a vagina invertida.
Fecundação do Ovo
Em toda a vida animal a reprodução se processa através do ovo, sendo que no caso dasaves o ovo apresenta peculiaridades próprias, dentre elas o seu tamanho, que inclusivesupera em muito o ovo dos mamíferos, este fato deve-se aos ovos das aves conteremreservas alimentares que serão usadas pelo embrião durante o seu desenvolvimento até asua completa formação, que compreende o momento da postura até a eclosão, já que estedesenvolvimento se processa fora do corpo da ave.O ovo se desenvolve no ovário do pássaro a partir da célula reprodutora chamada óvulo queé envolvido pelo folículo que se prende ao ovário por um pedículo. Para facilitar o
entendimento imagine um cacho de uvas em que os talos são os pedículos e as uvas osfolículos contendo o óvulo.No ovário encontram-se vários óvulos que se desenvolvem no momento em que as fêmeasatingem a maturidade sexual e “APRONTAM” Neste momento inicia-se a Solicitação deCópula por parte da fêmea que se coloca em posição característica para que o machoefetue a monta e a fertilize, logo após a Cópula as fêmeas entram em “Tremulação daPlumagem” neste momento ocorre o rompimento do folículo e o ovo se desprende do ováriosendo recolhido pela trompa e fecundado na parte superior do oviduto daí a necessidade datremulação das asas por parte das fêmeas. Uma única célula masculina fecunda todas ascélulas femininas a união destas células causam a fecundação e em seguida odesenvolvimento do embrião. Baseado no exposto recomendamos apenas duas cópulas comintervalo de oito horas entre elas como sendo mais que suficiente para uma fertilizaçãosegura. A célula fecundada logo começa a se dividir, muitas divisões ocorrem Andes do ovoser posto. Do momento da fecundação ocorrida no oviduto superior, até a formação dacasca no oviduto inferior, o ovo percorre todo o oviduto em aproximadamente vinte equatro horas é neste percurso que ocorrem os problemas de retenção do ovo.
OvidutoApós a fecundação no oviduto superior, os ovos iniciam uma corrida pelo pavilhão do ovidutopara se processar a completa formação do ovo, como se fosse uma linha de montagem.À medida que a gema vai sendo impelida através do oviduto vai recebendo as diversascamadas de clara em torno da gema até chegar no oviduto inferior para receber a cascacomposta de Carbonato de Cálcio, todo o processo é concluído em no máximo vinte e quatrohoras para a postura do primeiro ovo. Caso esta previsão não se concretize, providênciasimediatas se fazem necessárias no intuito de promover a expulsão do ovo em questão.


À medida que a gema vai sendo impelida através do oviduto vai recebendo as diversascamadas de clara em torno da gema até chegar no oviduto inferior para receber a cascacomposta de Carbonato de Cálcio, todo o processo é concluído em no máximo vinte e quatrohoras para a postura do primeiro ovo. Caso esta previsão não se concretize, providênciasimediatas se fazem necessárias no intuito de promover a expulsão do ovo em questão.


Desenvolvimento do embrião de galinha

Sistema Digestório

A anatomia do trato digestório das aves domésticas difere notavelmente da dosmamíferos, principalmente na boca, pela presença do inglúvio (papo) no esôfago e pelapresença de um estomago muscular ou moela.Bico: (palato superior e inferior) é a principal estrutura que compõe a boca. Esses juntamente com a língua são importantes no que se refere aos mecanismos de seleção dealimentos, existindo muitas adaptações desse órgão nas aves. Trabalhos têm mostrado queas aves apresentam dificuldades em consumir partículas maiores ou menores do que adimensão anatômica do bico, e que esse seria um importante fator que influenciaria apreferência pelo tamanho da partícula.Esôfago: é o segmento do tubo digestivo que conduz o alimento da boca para o estomago.É um segmento relativamente longo, com glândulas mucosas para a lubrificação. Possui umadilatação chamada de inglúvio ou papo que o originário da distensão da parede ventral doesôfago e possui revestimento similar. No papo o alimento é umedecido e amaciado, maspouca ou nenhuma digestão é realizada.Estômago Muscular ou Moela: é altamente especializado para trituração de alimentos durosou para misturar as secreções digestivas com alimentos em espécies carnívoras.Intestino Delgado: em forma de “U”, envolve o pâncreas e é denominado duodeno e suaspropriedades são (secreção, digestão e absorção). A maioria do processo de digestão eabsorção ocorre no lúmen do intestino, sob influência das enzimas digestivas.Intestino Grosso: é relativamente curto e sem demarcações definidas, sendo dividido emceco, colón/reto e cloaca. A inervação do trato intestinal é composta por fibras, que temcomo função transmitir estímulos gerados no trato digestivo, impulsos ao sistema nervoso central para controle da atividade visceral.Fígado: produz e secreta a bile que contém sais biliares necessários para à emulsificação edigestão das gorduras.Por todo o trato gastrointestinal, as glândulas secretoras atendem a duas funçõesprimárias: primeiro as enzimas digestivas são secretadas em quase todos os segmentos,desde a boca até a extremidade distal do íleo; segundo, as glândulas mucosas presentesdesde a boca até a cloaca, fornecem muco para lubrificação e proteção de todas as partesdo trato digestivo. Essas secreções são produzidas pelas glândulas salivares, proventrículo,pâncreas, fígado e pelo próprio intestino, que são capazes de fornecer diferentes tipos deprodutos responsáveis pela digestão dos nutrientes.

O ovo incubável tem que ter uma casca sem defeitos como: rachaduras, trincas,rugosidades, deformações;além de ter uma boa calcificação. Internamente, não deveapresentar manchas, estrias de sangue ou corpos estranhos. A espessura da casaca do ovo
pode variar para menos ou mais em função de alguns fatores como:
Nutrição - deficiência de mineral na ração, principalmente em relação ao cálcio efósforo;

Idade das reprodutoras - aves mais velhas produzem ovos com casca mais delgada;

Enfermidades - algumas doenças como a bronquite infecciosa, síndrome da queda depostura e outras, podem interferir na calcificação da casca.

O período de incubação deva em média de 18 a 23 dias, dependendo da ausência no chocoou não e variações na temperatura. Deixe uma banheira na gaiola para o casal, a água éimportante para que o casal leve umidade necessária aos ovos.Um ovo fertilizado (galado) pode ser chocado e com chances de nascimento de filhote, atépor volta de 10 dias da data que foi botado, desde que fique armazenado em temperaturaamena, e que não tenham sido anteriormente chocados mesmo que por pequenos períodos(exemplo, casais que chocam mas depois de alguns dias abandonam os ovos).As chances de um ovo eclodir, isto é, de nascer um filhote, depende de alguns fatores :tamanho (ovo muito pequeno), qualidade da casca (rugosa, fina quebradiça, deformada),casca suja, manipulação incorreta dos ovos, falta de umidade (tempo seco), etc.A morte de embrião dentro do ovo pode ter diversas causas : vermes, infecções por outrasdoenças, consangüinidade, falta de umidade, contaminação da casca do ovo, etc. ACalopsita em cativeiro se reproduzem o ano inteiro, mas temos que evitar acasalamento naépoca de muda de penas das aves, bem como com temperatura excessivamente quente e/oucom baixa umidade do ar.
Escolhendo uma Calopsita Saudável
Para escolher uma Calopsita realmente saudável há alguns parâmetros que deverão serrigorosamente observados na hora da compra. Podemos destacar os seguintes:- A aparência da Calopsita à distância; o ideal é aproveitar quando a ave ainda não seapercebeu da presença de um novo elemento no meio que a rodeia (as aves têm umacapacidade extraordinária para ocultar sintomas de doença);


- Que posição toma a ave no poleiro: Caso ela esteja parada com as penas enrrufadas eapoiando todo o corpo no poleiro não compre, pois possivelmente esteja doente, no entantose ela estiver alerta e observando com atenção tudo o que se passa ao seu redor com
certeza estará saudável.- A ave respira normalmente, ou seja, os movimentos respiratórios são imperceptíveis casoela apresente dificuldades, respirando com o bico aberto ou todo o corpo acompanhando osmovimentos respiratórios, tome cuidado.


- Que tipo de alimento tem na gaiola: são biscoitos fabricados para aves, uma dietacaseira composta por uma variedade grande de vegetais e frutos ou é uma dieta pobre,deficitária de apenas um elemento - sementes de girassol;- O tipo de dejeções que se encontra no fundo da jaula. Devem ser compostas por trêsporções: uma porção líquida (urina), uma porção sólida de cor variável entre o castanho e overde (fezes) e uma porção branca (uratos);- Quando a proximidade permite, que tipo de comportamento tem o animal em resposta ànossa presença: interessado e procura de imediato relacionamento, curioso e retraído,assustado e afastando-se ligeiramente, ou totalmente em pânico gritando e em posição dedefesa;- Observar cuidadosamente: o estado das penas (devem estar limpas, alinhadas,apresentando a coloração normal da espécie, não devem apresentar bandas negrashorizontais, nem parecerem "mastigadas" ou mesmo arrancadas);- Os olhos devem estar brilhantes, sem secreções ou edemas; o bico deve encontrar-seliso e de tamanho normal e as narinas desobstruídas; - As asas devem ser iguais entre si eapoiadas no corpo acompanhando a silhueta da ave;- A cauda deve ter penas limpas de fezes ou alimento e acompanhar também a silhueta doanimal. As patas devem apresentar-se sem edemas ou inflamações (observar com especialcuidado as articulações), as escamas não devem estar levantadas ou sujas demais e asunhas devem apresentar um crescimento normal. Se for possível observar a sola da patinhaque se apóia no poleiro, esta deve ter uma pele lisa, sem quaisquer lesões ou edemas.
Medicamentos básicos pra uma emergência:


(1) Pó Antisséptico AH da empresa Limpinho - ele é coagulante. O melhor dos melhores. Éo único que consegue coagular rapidamente, sem infectar a ferida, mesmo decorrente decorte errado de unhas e sangramento em canhões de pena.(2) Hidrovit ou Glicopan - possui vitaminas e aminoácidos na fórmula, além da dextrose. Émuito útil em casos de intoxicação, e de casos agudos de stress. Também auxilia aves queestão sem comer há muito tempo.(3) Novo Merthiolate - o melhor anti-séptico disponível nas farmácias. Limpa a ferida semarder, e sem atrapalhar a cicatrização. Parece que o spray anti-séptico da Johnsons eJohnsons segue o mesmo princípio ativo.(4) Soro fisiológico - para a limpeza de feridas e olhinhos.(5) Algodão, toalhinha para segurar a ave.E só. Antibióticos, colírios e demais remédios são usados apenas em casos específicos,portanto, não se enquadram como emergência. O melhor é levar a ave a um veterinário oua alguém que conheça bem a criação de calopsitas antes de usá-los.Note que os itens estão em ordens de importância. O coagulante é bom ter em casa, porcausa da facilidade com que a Calopsita sangra nas penas da asa. Nada pior do que ficardesesperado sem saber o que fazer nessas horas, tentando parar o sangramento!